O Makerspace juntamente com os Lions Clube de Palmela e a Escola Hermenegildo Capelo, juntaram-se para desenvolver esta iniciativa chamada Lions Young Makers.
Mas no que consiste em esta iniciativa? Bom, para começar o objetivo da mesma é plenamente solidário, juntos queremos ajudar a desenvolver as competências de 10 jovens do agrupamento de Escolas Hermenegildo Capelo, com idades ente os 14 e os 18 anos em risco de abandono escolar precoce.
Pretendemos ajuda-los a desenvolver as suas competências nas áreas como a Modelação 3D e Impressão 3D, eletrónica e programação. Assim como, promover o pensamento criativo e a apetência para as novas tecnologias, estimular o DIY e o trabalho colaborativo.
Queremos apoiar estes futuros Makers a serem a resposta a uma GAP prevista, segundo a qual se prevê que “Em 2020, Portugal vai precisar de mais de 100 mil profissionais de tecnologia.” Fonte: Expresso
Como são poucos os projetos de apoio a esta área nas escolas publicas, especialmente quando se fala em alunos de risco, o Makerspace e o Lions Clube de Palmela uniram-se para ajudar a tornar possível o enriquecimento da formação destes jovens inseridos em contextos socioeconomicamente desfavorecidos.
Mas precisamos também da tua ajuda para iniciar este projeto! Temos uma ação de Crowdfunding a decorrer, para que consigamos garantir a realização de 2 programas por ano, com formadores especializados, equipamentos e matérias, e a realização de eventos para a apresentação e demonstração final destes jovens Makers.
A ajuda de todos será um contributo para estimular novas áreas de interesse e de aprendizagem a alunos que não teriam outra forma de chegar até elas! E quem sabe, se como o sucesso desta iniciativa, o mesmo não será replicado por outras escolas?
Se estás interessado em apoiar esta causa, podes fazer o teu contributo aqui.
Junta-te a nós, DO IT TOGETHER!
Eu sou professora e formadora de matemática, Gestão e Gestão de Recursos Humanos
Obrigada