O que é o Makerspace

A expressão MAKERS aplica-se a uma vasta comunidade de empreendedores que usam a criatividade e inovação para iniciarem desta forma a sua atividade empresarial, em nome individual ou constituindo empresas, e que utilizam os Maker Space para lançarem os seus produtos em mercados de nicho, onde as grandes empresas e fabricantes de grandes quantidades não são competitivos.

Os Makerspaces (ou Makerplaces) são espaços de fabricação digital tradicional onde se encontram instaladas as mais variadas máquinas de produção, essencialmente máquinas CNC, onde empreendedores, criativos, curiosos, pequenas empresas podem executar elas próprias os seus produtos para venda no mercado ou desenvolver os seus projectos, nomeadamente protótipos de peças (neste caso as grandes empresas são presença habitual).

Estes espaços para além de disponibilizarem o acesso a tecnologias e ferramentas, potenciam também a partilha de conhecimento e criação de sinergias, com foco na criatividade e inovação.

Desta forma, apoia-se o desenvolvimento de projectos transdisciplinares e colaborativos e a sua concretização e difusão através de Networking.

Últimas Notícias

Recursos Makers

Livro recomendado:

MAKERS – A Nova revolução Industrial, de Chris Anderson.

Site que pode ser fonte de negócio para empreendedores: Lego

Site de interesse: 3DRobotics

+ver mais

Próximos Eventos